Sudoeste Na Mira
Lula entrega Wagner aos leões, Rui fica ofegante e o banho de água fria no São João de Jerônimo.
Política

Lula entrega Wagner aos leões, Rui fica ofegante e o banho de água fria no São João de Jerônimo.

Entre os petistas baianos ficou a ferida aberta de que o senador Jaques Wagner (PT) foi jogado aos leões com a sua saída da liderança do governo Lula no Senado. Muitos deles se queixaram de que o senador petista não merecia ter sido abandonado como foi, ainda mais pela relação histórica com Lula. Os petistas baianos atribuem a queda de Wagner à influência dos correligionários sudestinos, que já defendiam abertamente a saída do senador da liderança do governo.

Enquanto Jaques Wagner era assado em fogo alto no noticiário nacional, Otto Alencar, seu parceiro de Senado, divertia os seguidores nas redes sociais preparando carnes para uma brasa literal do seu churrasco junino. O chefe do PSD na Bahia demorou pelo menos quatro dias para prestar solidariedade a Wagner, mesmo assim sem fazer menção direta às investigações da PF. Esse é o típico caso em que o tempo do apoio diz mais do que o próprio apoio.

Ofegante

Apesar de não ter sido alvo da PF na última fase da Compliance Zero, o ex-ministro Rui Costa ficou com um nó na garganta, segundo pessoas de seu entorno, temendo ser o próximo da fila nas investigações. Para quem já está sob o pavor do passado mal resolvido dos respiradores, Rui ficou ofegante com a ofensiva que ronda a República da Bahia.

Tomou Doril

Rui e Wagner, a propósito, parecem ter tomado Doril porque não deram as caras nos festejos juninos em nenhum canto da Bahia. Tudo por obra e graça da ressaca provocada pela Polícia Federal. Diante do noticiário indigesto dos últimos dias, ambos adotaram regime de lockdown e decidiram que era melhor comer amendoim e tomar licor em casa mesmo.

Tradição

Jerônimo, por sua vez, foi às ruas, mas a playlist junina se misturou às vaias que já viraram trilha sonora de todo São João do petista, como se viu em Senhor do Bonfim. Como gato escaldado tem medo de água fria, dessa vez o governador evitou subir nos palcos durante as apresentações musicais.

Lula entrega Wagner aos leões, Rui fica ofegante e o banho de água fria no São João de Jerônimo.

Show de tensão

O secretário de Relações Institucionais da Bahia, Adolpho Loyola, tem vivido dias de muita tensão. Segundo relatos de pessoas com acesso à Serin, o secretário de Jerônimo tem andado nervoso, mau humorado e até áspero nos últimos dias no trato com sua equipe e até com aliados. O motivo, de acordo com fontes governistas, foi a série de matérias publicada pela TV Bahia que aponta o irmão dele, David Loyola, como suposto dono de uma produtora de eventos que estaria envolvida num esquema milionário de superfaturamento de shows. No dia dele mais irritado, servidores até acharam que Adolpho iria deixar a pasta, pois ele saiu da secretaria de mala e cuia.

Banho de água fria

Caciques governistas ligados ao governador Jerônimo não escondiam a esperança de ter na base de apoio à reeleição do petista o apoio dos prefeitos de Senhor do Bonfim, Laércio Júnior (União Brasil), e de Cruz das Almas, Ednaldo Ribeiro (Republicanos), duas cidades com festejos de São João muito tradicionais, diga-se de passagem. Pois foi bem no São João que estas expectativas foram frustradas. Ambos receberam ACM Neto em seus municípios durante os festejos e acabaram com qualquer dúvida.

Já vai tarde

Aliás, o saldo do São João para o governador não foi nada positivo. Além de não ter o apoio de prefeitos que ainda tentava atrair, Jerônimo voltou a ouvir vaias, promoveu um evento esvaziado em Cabaceiras do Paraguaçu e viu seus companheiros de chapa e de partidos ficarem reclusos diante dos reveses das últimas semanas.

Faça o que eu digo

Uma deputada baiana da esquerda cometeu uma gafe daquelas nos últimos dias. Em uma publicação em suas redes sociais sobre as eleições no Peru, ela publicou um vídeo de celebração do candidato esquerdista Roberto Sánchez. No post, a parlamentar comemorava a vitória do companheiro peruano. Até aí tudo bem. O problema é que, primeiro, o vídeo é antigo e não do suposto dia da vitória e, segundo, Sánchez foi derrotado pela candidata direitista Keiko Fujimori. Nos comentários, a deputada foi bombardeada e acabou apagando a postagem. Fica a lição para aqueles que adoram acusar os adversários de publicarem fake news, mas eles próprios o fazem. É aquele velho ditado: faça o que eu digo, não faça o que eu faço.